Lançamento do processo de Auditoria dos Sistemas Internos de Garantia da Qualidade das Instituições de Ensino Superior

24-10-2011

A A3ES vai dar início a um exercício experimental de auditoria dos Sistemas Internos de Garantia da Qualidade das Instituições de Ensino Superior no decurso do ano académico de 2011/2012, numa base de adesão voluntária, a incidir sobre um número reduzido de instituições de ensino superior que disponham de sistemas internos de garantia da qualidade formalmente constituídos e devidamente documentados, e que estejam já numa fase adiantada de implementação, de modo a que possam apresentar evidências da eficácia do sistema. O processo de auditoria seguirá os procedimentos que se encontram estabelecidos no Manual para o Processo de Auditoria que foi oportunamente colocado em discussão pública e publicitado em Julho passado.

Com essa finalidade, foi endereçado um convite às instituições, através do CRUP, do CCISP e da APESP, para, caso o desejem, apresentarem até ao próximo dia 30 de Novembro a sua manifestação de interesse de participação no exercício, através de mensagem enviada para o endereço asigq[arroba]a3es[ponto]pt da plataforma electrónica da Agência.

A A3ES decidirá, até ao fim de Dezembro, quais as instituições aceites para auditoria. Seguir-se-ão, em Janeiro e Fevereiro, um Workshop com essas instituições, bem como um encontro com cada uma, para clarificação de procedimentos e dinamização do processo. Até ao fim de Abril, as instituições deverão submeter o seu relatório de autoavaliação para a auditoria, de acordo com guião próprio que se encontrará disponível na plataforma electrónica da Agência.

O processo de auditoria dos Sistemas Internos de Garantia da Qualidade das Instituições de Ensino Superior terá continuidade nos anos seguintes, numa base de adesão voluntária por parte das instituições.