Processo de Avaliação Institucional

02-02-2017

Estando praticamente concluído o 1º ciclo regular de avaliação/acreditação dos ciclos de estudo em funcionamento, a A3ES procede agora ao lançamento do processo de Avaliação Institucional, como fecho natural de um ciclo completo de avaliação que abranja as dimensões institucional e da respetiva oferta formativa.

A avaliação institucional incide sobre a qualidade de desempenho do estabelecimento de ensino superior, globalmente considerado, e sobre cada uma das suas unidades orgânicas, tendo em vista proporcionar uma visão geral e integrada da Instituição e de cada uma das suas estruturas organizativas autónomas. Pretende-se, com este exercício, proporcionar a melhoria da qualidade das instituições de ensino superior, prestar informação fundamentada à sociedade sobre o desempenho das instituições e contribuir para o desenvolvimento uma cultura institucional interna de garantia de qualidade, nos termos e de acordo com os parâmetros definidos no Regime Jurídico da Avaliação do Ensino Superior (Lei n.º 38/2007, de 16 de agosto) e no Título II, Capítulos II e III, do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (Lei n.º 62/2007, de 10 de setembro).

Na sequência da auscultação das instituições de ensino superior efetuada a partir dos respetivos órgãos nacionais de coordenação (APESP, CCISP e CRUP), o Guião para Elaboração do Relatório de Autoavaliação Institucional (diferenciado por Ensino Universitário e Ensino Politécnico) foi aprovado pelo Conselho de Administração e encontra-se disponível na página da Agência, juntamente com um conjunto de orientações que visam facilitar o seu preenchimento. Os procedimentos a adotar para a prossecução deste processo estão expressos no Manual para o Processo de Avaliação Institucional no Ensino Superior, igualmente disponível na página da Agência. 

Os prazos de submissão do Relatório de Autoavaliação Institucional serão brevemente anunciados, prevendo-se que se desenvolvam entre meados de fevereiro e o final de abril, alterado posteriormente para junho, do corrente ano.

Será disponibilizada uma ferramenta de upload de fichas curriculares de docentes às instituições que o solicitem através do endereço sia3es@a3es.pt.