CONCURSO DOCUMENTAL PARA RECRUTAMENTO DE UM GESTOR DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

25-01-2022

CONCURSO DOCUMENTAL PARA RECRUTAMENTO DE UM GESTOR DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

 

1. A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) é uma Fundação de direito privado, dotada de personalidade jurídica e reconhecida como de utilidade pública. Nos termos do diploma legal que a instituiu, compete-lhe a avaliação e a acreditação das instituições de ensino superior e dos seus ciclos de estudos.

 

2. A A3ES abre um concurso de seleção para o recrutamento de um Gestor de Ciência e Tecnologia, para o exercício de atividades relacionadas com a avaliação e acreditação da qualidade do sistema de ensino superior, numa das seguintes modalidades:

2.1. em regime de contrato de trabalho a termo certo;
2.2. cedência ao abrigo de interesse público, de instituições públicas com atribuições no âmbito do ensino superior, ciência e tecnologia, de acordo com a legislação aplicável.

 

3. São requisitos dos candidatos os seguintes:

• Serem possuidores de um doutoramento (ou grau equivalente), de preferência numa das áreas das ciências sociais;
• São condições de preferência terem experiência em gestão de dados e, adicionalmente, em comunicação;
• Terem conhecimento do sistema de ensino superior português;
• Terem domínio aprofundado da língua inglesa, escrita e falada
• Terem domínio de programas de informática na ótica do utilizador.

 

4. O candidato a recrutar terá como funções:

• Preparar relatórios analíticos sobre temas relevantes da avaliação das instituições de ensino superior, a partir da Plataforma da A3ES e de acordo com as prioridades definidas pelo Conselho de Administração;
• Preparar suportes de comunicação que permitam a divulgação pública das atividades da A3ES;
• Desempenhar funções de planeamento geral das atividades da A3ES, em estreita dependência do Conselho de Administração;
• Acompanhar a inserção internacional da A3ES, preparando relatórios temáticos no âmbito da qualidade do ensino superior e participando eventualmente nos fora que as instituições internacionais organizam;
• Acompanhar as atividades de avaliação dos ciclos de estudos do ensino superior, assim como na avaliação institucional, participando nalgumas dessas atividades;
• Assessorar o Conselho de Administração na melhor articulação do conjunto da atividade da A3ES.

 

5. A seleção abrangerá a análise do CV e incluirá uma entrevista. Caso o número de candidatos seja muito elevado, a entrevista abrangerá apenas um número reduzido de candidatos.

 

6. O candidato que preencher os requisitos de admissão, referido no ponto 2.1., realizará um estágio remunerado com a duração de 6 meses, após o que, mediante avaliação positiva, poderá ser admitido para o exercício das funções definidas no presente Edital. O regime remuneratório é equivalente ao regime remuneratório definido para a carreira docente universitária.

 

7. Local de trabalho: Lisboa, sede da Agência.

 

8. Prazo de candidaturas: de 26 de janeiro até 12 de fevereiro de 2022.

 

9. Candidaturas: a instrução das candidaturas deverá incluir os seguintes documentos:

• Curriculum vitae desenvolvido, em formato eletrónico, evidenciando as respetivas competências e experiências, indicando duas referências;
• Certificado (ou cópia) de doutoramento obtido numa universidade portuguesa ou documento de reconhecimento do mesmo grau obtido numa instituição estrangeira.

 

10. A Agência reserva-se o direito de não selecionar nenhum dos candidatos que se apresentem a este concurso se os respetivos perfis não corresponderem satisfatoriamente às condições do presente Edital.

 

11. Todas as informações complementares podem ser solicitadas para a A3ES, através do endereço a3es@a3es.pt, com a indicação “concurso para Gestor de Ciência e Tecnologia”.

 

Lisboa, 25 de janeiro de 2022